Laboratório de Biologia do Desenvolvimento Embrionário

Endereço:  Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Belém - Pará - Brasil

Contato: (91) 3201- 8418

Site: Laboratório de Desenvolvimento Embrionário - ICB

Link para o Diretório do CNPQ:

Coordenador: Igor Schneider

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Multiusuário:

Número de Equipamentos: 3

Descrição: Microscópio estereoscópio de fluorescência: permite a triagem de embriões e células microinjetadas com moléculas e marcadores fluorescentes; Microinjetor: viabiliza o controle do pulso de injeção, permitindo a microinjeção de DNA e outras moléculas em uma única célula; Micromanipulador: permite o controle fino dos movimentos da agulha de microinjeção, viabilizando a microinjeção em nível celular. Montagem de estrutura de análise de expressão gênica em embriões por hibridização in situ, com a aquisição de banho-maria para hibridização.

Dispõe de Sistema de Aquários para Zebrafish Zebtec Rack Stand-Alone; esta estrutura é confeccionada em aço inox 316, com 5 linhas para encaixe de tanques.

Outras Informações: Estrutura laboratorial para a microinjeção e triagem de embriões com o objetivo de produção de transgênicos e teste de efeito de drogas e biomoléculas in vivo.

 

Laboratório de Polimorfismo de DNA

Endereço: Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Belém - Pará - Brasil

Contato: (91) 3201-8417

Site: Laboratório de Polimorfismo do DNA - LPDNA

Link para o Diretório do CNPQ: Laboratório de Polimorfismo de DNA

Coordenadora: Maria Paula Cruz Schneider

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Multiusuário:

Número de Equipamentos: 55

Descrição: Atualmente, o LPDNA dispõe de três seqüenciadores de nova geração adquiridos pela Universidade Federal do Pará: SOLiD versão 3 plus e SOLiD 5500, sendo estas tecnologias capazes de gerar dados com acura de até 99,99%, um throughput de 60 - 90 Gb por corrida, gerando bases com valor Phred de qualidade 30 na versão 3 plus e 40 ou mais para a versão 5500; o terceiro equipamento é o Ion Torrent, uma recente plataforma lançada no mercado, que possui algumas vantagens em relação as outras tecnologias de nova geração como redução do tempo de corrida e baixo custo. A disponibilidade destes três equipamentos permite sequenciarmos genomas completos a partir de bibliotecas de fragmentos, mate-paired e paired-end. Dentre as aplicações que podem ser realizadas no LPDNA através da plataforma SOLiD estão: i) Genômica; ii) Sequenciamento de novo; iii) Targeted Resequencing; iv) Whole Genome Resequencing; v) Transcriptômica; vi) Gene Expression Profiling (SOLiD - SAGE [Serial Analysis of Gene Expression] System) para a quantificação de expressão gênica; vii) Small RNA Analysis; viii) Whole Transcriptome Analysis; ix) Epigenoma; x) Chromatin Immunoprecipitation Sequencing (ChIP-Seq); xi) Methylation Analysis. O LPDNA ainda possui infraestrutura para a análise em larga escala de proteínas de microrganismos de grande valor biotecnológico. O laboratório possui equipamentos de alta sensibilidade e precisão que permitem uma análise completa da expressão gênica utilizando-se a tecnologia DIGE em conjunto com a espectrometria de massas MALDI-TOF. Através desta abordagem, é possível analisar o comportamento molecular de microrganismos expostos a diferentes estímulos químicos, bioquímicos e físicos, identificando e caracterizando peptídeos de interesse biotecnológico.

Segue um inventário de equipamentos e características de cada unidade que compõem o LPDNA:

Unidade de Genômica: Área de aproximadamente 200m2. Equipamentos disponíveis: Analisadores Genéticos de Alta Performance ION Torrent; SOLID 5500; SOLiD V3 e Abi 3730; Analisador Genético Abi 3130; HPLC; sequenciador automático de DNA (ALF e MegaBace Express II - Amersham Pharmacia); Micro dissecador a laser (ArcturusXT™ LCM Instrument), PCR em Tempo Real; sintetizador de Oligonucleotídeos (391 Synthesizer da Perkin-Elmer); sistema de Eletroforese em Gel de Gradiente Denaturante (DGGE); Termocicladores (MJ Research, com capacidade para 60 e 16 amostras); Hibridizador de ácido nucléico; Balança digital comum; Balança digital de alta precisão; Cubas verticais de eletroforese; Cubas de eletroforese horizontal; Capela de fluxo laminar; Destilador de água; Equipamento de osmose reversa; Agitador de tubos com regulação de temperatura; capela exaustora de gases, Freezer -80 °C; Freezers -20 °C, Geladeiras; máquina de fazer gelo; estufas (37 °C e 100 °C); Centrífuga refrigerada; microcentrífuga; Banho-Maria com agitação; Banho-Maria simples; banhos secos; transiluminador ultravioleta; microcomputadores (6 PCs e 2 Macintosh); scanner de mesa.

Unidade de Bioinformática: Área de aproximadamente 50m2. A infra-estrutura computacional que dá suporte à atividade de bioinformática na UFPA é composta de um servidor com dois processadores INTEL QUAD-CORE XEON E5440 2.83 GHz, 24 Gb de memória RAM e 1 Tb de disco rígido, uma unidade de armazenamento com 7 Tb, um servidor de testes com um processador Core2Duo, 500 Gb de disco rígido e 4 Gb de memória RAM, além de 11 estações de trabalho, cada uma com um processador Core 2 Duo e 2Gb de memória RAM. Com relação à integridade dos dados, tem-se implementado na unidade de armazenamento uma gerência responsável por acionar discos de backup caso haja falha, de forma que os dados fiquem sempre disponíveis. Além disto, há uma área exclusiva para backup fora da unidade de armazenamento. O acesso ao servidor pode ser realizado remotamente, permitindo que dados sejam transferidos, processados e analisados à distância. Os dados dos organismos com genomas sequenciados são armazenados em um banco de dados relacional, modelado para receber adequadamente os dados de SOLID, assim, permite o acesso rápido a informações, além da integração destas. Para gerenciar estes dados utiliza-se o sistema gerenciador de banco de dados MySQL. Trata-se de um banco de dados robusto e ideal para a gerência de grandes volumes de dados, tais como os gerados pelo sequenciador e pelas análises posteriores.

Unidade de Proteômica: Área física de aproximadamente 30m2. Unidade de Eletroforese Bidimensional Ettan DALTsix (Amersham Biosciences); Unidade de Eletroforese Bidimensional Ettan IPGphor II (Amersham Biosciences); Scanner de imagem para gel bidimensional ImageScanner (Amersham Biosciences); Sistema Ettan 2-D Fluorescence Difference Gel Electrophoresis - DIGE (GE Healthcare); Ettan Spotter (GE Healthcare); Ettan Digester (GE Healthcare); Ettan Spot Picker (GE Healthcare); Scanner de imagem Ettan DIGE Imager (GE Healthcare); Software para a análise de géis Image Master 2D Platinum v.7.0 (GE Healthcare); Espectrômetro de massas MALDI-TOF AXIMA-CFR plus (Shimadzu). A unidade ainda conta com robôs para a automatização do processo experimental, além das últimas versões dos programas de bioinformática para a análise dos dados gerados.

Outras Informações: O Laboratório de Polimorfismo de DNA (LPDNA) é constituído de três unidades: a Unidade de Genômica, a Unidade de Proteômica e a Unidade de Bioinformática. No LPDNA temos acesso a uma plataforma next-generation para sequenciamento de genomas e aplicações de ponta, que podem abranger mais do que uma unidade.

 

Laboratório de Investigação Sistemática em Biotecnologia e Biodiversidade Molecular- LabISisBio UFPA - ICEN

Endereço: Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Belém - Pará - Brasil

Contato: labisisbio.ufpa@gmail.com

Site: https://labisisbio.webnode.com.br

Link para o Diretório do CNPQ:

Coordenadores: Alberdan Silva Santos

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Multiusuário:

Número de Equipamentos: 15

Descrição: Leitora de Elisa de 96 posições; Espectrofotômetro UV-Vis com carretel de 6 posições; Espectrômetro de Massa LC/MS Marca Shimadzu Modelo 10, autoclave, fluxo laminar, agitadores, incubadoras, estufas, Sistema preparativo para purificação (HPLC), balanças, destilador.

Outras Informações:

 

Laboratório de Biologia Estrutural

Endereço:  Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Belém - Pará - Brasil

Contato: (91) 3201 - 7746

Site: Facebook-Laboratório de Biologia Estrutural

Link para o Diretório do CNPQ:

Coordenadores: Chubert Sena e Barbarella Macchi

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Multiusuário:

Número de Equipamentos: 11

Descrição: Sala de preparo de amostras biológicas para microscopia: Capela de exaustão, estufa, pHmetro, geladeira, balança de alta precisão, microscópio estereoscópico, centrífugas; Sala de Microscopia Eletrônica: microscópio eletrônico Zeiss EM 906; Sala de Microscopia Confocal: microscópio confocal; e ainda Microscópio de fluorescência; Microscópio óptico axiophot Zeiss e um Laboratório fotográfico.

Outras Informações: O laboratório possui uma infraestrutura com equipamentos de pequeno e médio porte, distribuídos em várias salas.

 

Laboratório de Neuroquímica Molecular e Celular

Endereço: Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Belém - Pará - Brasil

Contato: (91) 3201-7545

Site: Laboratório de Neuroquímica Molecular e Celular-ICB

Link para o Diretório do CNPQ:

Coordenadores: José Luiz Nascimento e Barbarella Macchi

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Multiusuário:

Número de Equipamentos: 26

Descrição: Setor de cultura de células: Purificador de água Milli-Q; estufa com atmosfera de CO2; banho-maria; geladeiras; freezers; fluxo laminar horizontal; fluxo laminar vertical; microscópio invertido Nikon; microscópio óptico invertido Olympus. Setor de Bioquímica: cubas e sistema completo para eletroforese; fontes; sistema digital para fotografia de géis; termociclador; sistema para análise e registro de imagens digitais e estufa com atmosfera de CO2; centrifuga refrigerada; leitor de Elisa; agitadores; estufa; osmômetro; HPLC com detector de fluorescência e eletroquímico; cintilador gama e cintilador líquido.

Outras Informações:

 

Laboratório de Células Tronco (LabTron - Vet) do grupo de Biotecnologia e Medicina de Animais da Amazônia - BIOMEDAM.

Endereço: Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Belém - Pará - Brasil

Contato:

Site:

Link para o Diretório do CNPQ:

Coordenador:

E-mail:

Multiusuário:

Número de Equipamentos: 25.

Descrição: Dispõe dos seguintes Equipamentos: Balanças analíticas; pHmetro; osmômetro; estufas com atmosfera de CO2; estufas de secagem e esterilização; sistema digital de captura de imagens; lupas estereomicroscópicas; centrífugas comuns; centrífuga refrigerada; congelador de células; freezer convencional; capelas de fluxo laminar; capela com exaustão; termociclador; cubas de eletroforese; invertoscópio-contraste; botijões de N2 L, microscópiocontraste de fase; microscópio de fluorescência; ultrapurificador de água; osmose reversa; autoclave; micromanipulador de células; fatiador de tecidos; equipamento de fusão celular; fontes para eletroforese: sistema CASA de análise automática de sêmen.

Outras Informações: Encontra-se em uma área de 200 m2, localizada no andar térreo do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA (Campus de Castanhal).

 

Laboratório de Citogenética

Endereço: Universidade Federal do Pará

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Belém - Pará - Brasil

Contato:

Site: Facebook - Laboratório de Citogenética

Link para o Diretório do CNPQ: Citogenômica e Biodiversidade

Coordenador: Julio Cesar Pieczarka; Cleusa Nagamachi; Renata Coelho Rodrigues Noronha.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Multiusuário:

Número de Equipamentos: 40

Descrição: Câmara estéril e uma antecâmara; e uma sala de preparações e fotografia. Equipamentos: 1 microscópio Axiophot II; 1 microscópio Axioskop II; 1 microscópio Zeiss I; 1 microscópio Zeiss III e 1 microscópio Jenalumar, todos com dispositivo fotográfico, sendo três dotados de sistema de fluorescência; 1 sistema de captura de imagens Axiovision; diversos microscópios de análise; 2 capelas de fluxo laminar; 4 botijões para Nitrogênio Liquido; 1 invertoscópio; 3 estufas bacteriológicas; 1 estufa com atmosfera de CO2; 1 estufa de secagem de material; 3 centrífugas simples; 2 banhos-maria; 1 forno de micro-ondas; 5 geladeiras; 3 freezers; 1 centrífuga refrigerada; 1 lavador ultrasônico; 1 autoclave; 1 sistema Milli-Q; 1 bidestilador de água; 2 termociclador Eppendorf de 16 poços.

Outras Informações: Instalado por mais de 50 anos no edifício do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Pará, o Laboratório de Citogenética mudou-se no mês de julho de 2018 para suas novas instalações, no edifício sede do Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade (CEABIO) no Parque Tecnológico do Guamá. O Laboratório de Citogenética e o CEABIO continuam vinculados ao ICB, mas agora dispõe de uma estrutura maior e mais ampla, ocupando todo um andar de 600 metros quadrados. O Laboratório de Citogenética possui toda a estrutura necessária ao desenvolvimento de projetos de pesquisa em citogenética, cultura celular e mutagênese. Além de (1) uma sala de preparações, onde a maior parte das atividades é desenvolvidas, com sistema de destilação duplo de água, um Milli-Q, estufas, banhos-maria, geladeiras, freezers, sistema de lavagem de vidraria por ultrasom; (2) um laboratório de análise molecular, com cubas para eletroforese, fontes, sistema digital para fotografia de géis, termocicladores; (3) uma ala estéril composta por duas câmaras de cultura estéril independentes com três aparelhos de fluxo laminar, invertoscópio Axiovert 200 com sistema de imagens digital e três estufa de gás carbônico; (4) duas salas de microscopia, com temperatura e umidade controladas, onde se encontram diversos microscópios de análise em uma das salas e na outra, com luminosidade controlada, três fotomicroscópios dotados de sistema de fluorescência, sendo dois da marca Carl Zeiss, com sistema digital de captura de imagens Axiovision e um microscópio Nikon com sistema digital NS Elements, que permitem a realização de hibridização in situ multicor; um microscópio Olympus B51 acoplado a um sistema Cytoview de captura digital de imagens e cariotipagem automática; (5) uma sala para cultivo de BACS com estufa, geladeiras e capela e (6) uma sala para microdissecção, com um sistema de microdissecção a laser, marca Leica. Com relação à coleta de amostras, o grupo mantém contato e parceria nas pesquisas desenvolvidas com grupos especialistas em cada área. Todas as coletas são feitas com autorização do IBAMA; por fim, o Laboratório de Citogenética é Fiel Depositário de amostras da Biodiversidade Brasileira, conforme resolução do CGEN

 

Laboratório de Citogenética Humana

Endereço: Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Belém - Pará - Brasil

Contato: (91) 3201-7930

Site: Laboratório de Citogenética Humana - UFPA

Link para o Diretório do CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/28112

Coordenador: Rommel Burbano

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Multiusuário:

Número de Equipamentos: 65 equipamentos.

Descrição: Cabine de segurança biológica de fluxo laminar, 02 fluxos laminares de bancada, sendo 1 horizontal e 1 vertical, 2 estufas de O2, 1 estufa de CO2, 1 estufa de secagem, 4 botijões de nitrogênio, 2 microondas, 2 pHmetros,, 03 centrífugas, sendo 01 microcentrífuga e 02 centrífugas de bancada, 02 geladeiras, 01 freezer (-80°C), 03 freezers verticais (-20°C), 03 microscópios ópticos, 01 fotomicroscópio analógico, 01 microscópio de contraste de fase, 01 microscópio invertido, 01 microscópio de fluorescência, 01 sistemas de captura de imagem B/W, 01 software de análise automática de cariótipos, 01 software de análise de hibridação in situ por fluorescência, 01 software de análise de aCGH SpectralWare Software, 01 destilador de água, 01 deionizador de água, 01 autoclave vertical, 03 cuba de eletroforese horizontal, 02 fonte de eletroforese (até 500 V), 03 banhos-maria, sendo 1 com agitador, Câmaras de Hibridização (consignado pela PerkinElmer do Brasil), 01 agitador de placa, 02 agitadores vortex, 01 mini-spin 01 balança de precisão, 02 termocicladores automático, 01 transiluminador de Luz UV e branca, 01 transiluminador imagesafe – luz azul, 01 scanner para leitura de aCGH ScanArray RI , 02 agitadores magnéticos, sendo 1 com aquecimento, 4 computadores, 2 impressoras, 4 no-breaks.

Outras Informações: Este conta com cinco professores e desenvolve projetos ligados à pesquisa de novos fármacos com atividade antitumoral, identificação de marcadores cromossômicos, genéticos e epigenéticos em neoplasias gástricas, além de estabelecimento e caracterização de linhagens de câncer gástrico; e apresenta um espaço físico que abriga computadores, sala de biologia molecular, sala de microscopia de fluorescência, câmera asséptica, sala de lavagem e esterilização, além de uma ampla sala onde são realizadas técnicas e tarefas de bancada.

 

Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA)

Endereço: Universidade Federal do Pará- Parque de Ciência e Tecnologia

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Belém - Pará - Brasil

Contato: (91) 3201-7456

Site: http://cvacba.pctguama.org.br/

Link para o Diretório do CNPQ:

Coordenador: Hervé Louis Ghislain Rogez

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Multiusuário:

Número de Equipamentos: aproximadamente 85

Descrição: Unidade pilota de processamento de produtos de origem vegetal: sala de armazenamento de matérias-primas, sala de almoxarifado, sala de controle de qualidade, sala de processamento com tacho para lavagem, moinho semi-industrial, unidade de extração por solvente, concentrador, uma despolpadeira de frutas; 1 envasadora automática; 1 extrator de suco; 1 Finisher; 2 despolpadeiras para açaí; 5 freezers de -20ºC filtro prensa, tanque de homogeneização para formulação, tanque pulmão, tanque de decantação, colunas de adsorção sobre resinas macroporosas, liofilizador semi-industrial e acondicionamento sob vácuo; sala de armazenamento de produtos acabados.

Unidade de preparo de amostras (sob ISO 17025) de 140m2: Sala de registro e geração de código de barras; sala de separação de amostras; sala de liofilização; sala de moagem; sala de freezers (13) para guardar contra-provas; salas administrativas para diretores e para gerentes pela Norma ISO 17025.

Unidade de análises físico-químicas (sob ISO 17025): possui todos os equipamentos necessários para as análises centesimais de alimentos (proteínas por Kjeldhal semi-automático, lipídios por Soxhlet, fibras pelo método gravimétrico, umidade em estufa e cinzas em mufla programável), além de medidor de atividade de água AQUALAB e 1 colorímetro Minolta.

Unidade de análises microbiológicas: salas de preparo de meios de cultura, esterilização de materiais limpos, armazenamento, inoculação (duas capelas de fluxo laminar e uma em anaeróbia estrita), incubação (estufas convencionais, com ambiente CO2 controlável e de anaeróbia estrita), contagens, autoclavação de materiais sujos e microscopia.

Unidade de Biotecnologia vegetal e biologia molecular: capelas de fluxo laminar, cabine PCR; incubadoras, microscópios (3 ambientes), sala de extração de RNA e DNA, equipamentos para eletroforese (e Fotodocumentador para captura de imagens de géis de eletroforese); uma balança analítica; Um espectrofotômetro nanodrop BIODROP DUO.

- Unidade de análises cromatográficas e espectrométricas: 1 sistema CLAE analítico com injeção automática (Thermo) acoplado a 3 detectores (DAD, fluorescência e refratometria); 1 sistema CLAE semi-preparativo (Eppendorf) acoplado a um detector DAD; 1 CG-MS (Shimadzu); 1 espectrofotômetro para microplacas; 1 aparelho de ultrapurificação de água; 2 fluorímetros/luminómetros; 1 infravermelho NIR e duas centrífugas com refrigeração.

Unidade de Análises Sensoriais: cabines para testes triangulares, descritivos (hedônicos) e laboratório para preparo de amostras.

Unidades de Bioprocessos: estufas, dois biorreatores com controle de pressão, temperatura e da anaeróbia) da EPPENDORF FLOW 320 (capacidade para 2L e 10L); um micro- e nano-filtrador Akta Flux 6 da GE.

Outras Informações: O CAVACBA ocupa uma área de cerca de 820 m2 no terceiro andar do “Espaço Inovação” no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Este Espaço foi projetado para desenvolvimento de pesquisas em interação com o setor privado. O CVACBA conta com a participação de 7 professores, sendo 3 do PPGBIOTEC

 

Laboratório de Engenharia Biológica (ENGBIO)

Endereço: Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Belém - Pará - Brasil

Contato:

Site:

Link para o Diretório do CNPQ:

Coordenador:

E-mail:

Multiusuário:

Número de Equipamentos: 5

Descrição: sintetizador de primers (Akta 100 GE), um sequenciador de Sanger ABI 5500, um OpenArray Real-Time PCR, um microscópio de microdissecção a laser Arcturus, e um computador Penguim com memória RAM de 1Tb. É constituído de duas unidades: a Unidade de Genômica e de Bioinformática. No ENGBIO temos acesso a uma plataforma next-generation para sequenciamento de genomas e aplicações de ponta, que podem abranger mais do que uma unidade. Atualmente, dispõe de três seqüenciadores de nova geração adquiridos pela Universidade Federal do Pará: Ion Torrent PGM (2 equipamentos) e Ion Proton, sendo estas tecnologias capazes de gerar dados com acura de até 99,99%, um throughput de 10 Gb por corrida, gerando bases com valor Phred de qualidade 20. A Unidade de Bioinformática ocupa uma área de aproximadamente 50m2. A infra-estrutura computacional que dá suporte à atividade de bioinformática na UFPA é composta de um servidor com dois processadores INTEL QUAD-CORE XEON E5440 2.83 GHz, 24 Gb de memória RAM e 1 Tb de disco rígido, uma unidade de armazenamento com 7 Tb, um servidor de testes com um processador Core2Duo, 500 Gb de disco rígido e 4 Gb de memória RAM, além de 11 estações de trabalho, cada uma com um processador Core 2 Duo e 2Gb de memória RAM. Com relação à integridade dos dados, tem-se implementado na unidade de armazenamento uma gerência responsável por acionar discos de backup caso haja falha, de forma que os dados fiquem sempre disponíveis. Além disto, há uma área exclusiva para backup fora da unidade de armazenamento. O acesso ao servidor pode ser realizado remotamente, permitindo que dados sejam transferidos, processados e analisados à distância. Os dados dos organismos com genomas sequenciados são armazenados em um banco de dados relacional, modelado para receber adequadamente os dados dos sequenciadores, assim, permite o acesso rápido a informações, além da integração destas. Para gerenciar estes dados utiliza-se o sistema gerenciador de banco de dados MySQL. Trata-se de um banco de dados robusto e ideal para a gerência de grandes volumes de dados, tais como os gerados pelo sequenciador e pelas análises posteriores.

Outras Informações: Este disponibiliza a estrutura para o preparo automático de bibliotecas NextGen através das plataformas AB Library Builder System e Ion Chef System. As plataformas de sequenciamento de DNA são um sequenciador Ion PGM e um Ion Proton. Em 2015, foi adquirido um Illumina NextSeq 500.

 

Laboratório de Modelagem Molecular - LMM

Endereço: Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Belém - Pará - Brasil

Contato: (91) 3201-7291

Site: Laboratório de Modelagem Molecular - LMM

Link para o Diretório do CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/28703

Coordenadores: Jerônimo Lameira Silva e Cláudio Nahum Alves

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Multiusuário:

Número de Equipamentos: 23

Descrição: Rack (Dell PowerEdge Rack 4220 42U Rack with Doors and Side Panels), 7 Dell Precision Workstation R5400 (Quad Core E5450 3.0GHz, Red Hat Ent 7,445.00 44,670.00, Linux v5.3, 16GB DDR2, Key, 256MB NVIDIA, 1TB SATA HD), 03 Terminais (Intel Core i5, 3,16 GHZ 1TB de armazenamento, 4 Gb de memória RAM e 256 memória de vídeo compartilhada), 04 terminais AMD Phenon 2,11 GHZ, 500 GB de armazenamento 3 GB de memória RAM e 500 GB, 04 terminais Intell Core Xenon, 3,3 GHZ, 1 TB de armazenamento, 12 GB de memória RAM, 512 NVIDIA, 4 Notebooks (Intel core i5 [2.53 Ghz], 14 500GB HD, 4GB de memória), 2 Impressoras HP laserjet P1102 ZW, 1 impressora F4280, 2 impressoras HP laserjet P1010, 1 impressora Xerox- phaser 3100 MFP, 2 Projetores. Vale ressaltar que o docente ainda dispões da infraestrutura do supercomputador Santos Dumont (SDumont), onde teve recentemente o projeto intitulado “Simulação Computacional de Reações Catalisadas por Metiltransferases" aprovado. Mais informações sobre o supercomputador podem ser obtidas no Site: (http://sdumont.lncc.br/machine.php?pg=machine).

Outras Informações: Atualmente o Laboratório de Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos (LPDF) possui um laboratório com capacidade para 15 estudantes da área de Modelagem Molecular. No segundo andar do prédio do LPDF foi construído uma sala para implantação de um cluster com capacidade para aproximadamente 8 Racks, uma sala com capacidade para 20 alunos e uma sala com capacidade para quatro pesquisadores. O laboratório possui ainda uma rede de fibra ótica interligando os computadores e permitindo acesso à Internet via UFPA-Net para todos os professores do Programa, bem como um terminal de consulta na Biblioteca Setorial. O Laboratório de Modelagem Molecular (LMM) faz parte do Laboratório de Planejamento e Desenvolvimento de Fármacos (LPDF).

 

Laboratório de Biotecnologia de Enzimas e Biotransformações (LaBEB)

Endereço:  Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Belém - Pará - Brasil

Contato:

Site: Facebook - Laboratório de Biotecnologia de Enzimas e Biotransformações

Link para o Diretório do CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/490097

Coordenador: Júlio Cesar Pieczarka

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Multiusuário:

Número de Equipamentos: aproximadamente 35

Descrição: Dois Cromatógrafos líquido (Sistema ÄKTApure, Sistema ÄKTA purifier); duas Estufas bacteriológicas e duas estufas de secagem; Destilador de água do tipo Pilsen; Geladeiras, Micro-ondas, Capela de exaustão, Cabine de biossegurança (fluxo laminar), Secador DNA mini, Sistema para eletroforese unidimensional, Scanner para gel de eletroforese, Autoclave, Ultra-centrífuga, Espectrofotômetro, Espectrofluorímetro, Espectrofotômetro leitor de microplacas, Agitador tipo Shakerde piso com controle de temperatura, Agitador tipo Shakerde bancada, Microcomputadores, Centrífugas, Agitadores magnéticos, Agitadores tipo vórtex, Potenciômetro, Incubadora BOD com fotoperíodo, Microscópio, Estereomicroscópio, banho-maria com e sem agitação, banho ultrassônico, entre outros.

Outras Informações: O LaBEB conta com excelente infraestrutura física, aproximadamente 85m2, com vários equipamentos instalados.

 

Laboratório de Fecundação in Vitro - Laboratório de Manejo e Conservação e de Reprodução de Animais Silvestres

Endereço: Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Belém - Pará - Brasil

Contato:

Site:

Link para o Diretório do CNPQ:

Coordenador:

E-mail:

Multiusuário:

Número de Equipamentos: 29 equipamentos

Descrição: Balanças analíticas; pHmetro; osmômetro; estufas com atmosfera de CO2; estufas de secagem e esterilização; sistema digital de captura de imagens; lupas estereomicroscópicas; centrífugas comuns; centrífuga refrigerada; congelador de células; freezer convencional; capelas de fluxo laminar; capela com exaustão; termociclador; cubas de eletroforese; invertoscópio-contraste; microforja de pipetas; microesmerilador de pipetas; micropuxador de pipetas; botijões de N2 L, microscópiocontraste de fase; microscópio de fluorescência; ultrapurificador de água; osmose reversa; autoclave; micromanipulador de células; fatiador de tecidos; equipamento de fusão celular; fontes para eletroforese.

Outras Informações: Encontra-se em uma área de 200 m2, localizada no andar térreo do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA

 

Laboratório de Óleos da Amazônia

Endereço:  Universidade Federal do Pará

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

Rua Augusto Correa s/n. Bairro Guamá, 66075-110

Belém - Pará - Brasil

Contato:

Site: http://pctguama.org.br/?page_id=1909&lang=pt

Link para o Diretório do CNPQ:

Coordenador: Luís Adriano Santos do Nascimento

E-mail:

Multiusuário:

Número de Equipamentos:

Descrição: 

Outras Informações: Especialista no estudo de oleaginosas para a obtenção de produtos de uso corrente nas indústrias química e alimentícia. É certificado junto à Agência Nacional de Petróleo. Oferece serviços como análise físico-química completa de óleos vegetais; identificação do melhor método de extração de uma determinada espécie oleaginosa; análise físico-químico completa dos derivados de óleos vegetais; padronização de diferentes tipos de óleos vegetais provenientes da Amazônia; testes catalíticos e processos químicos mais apropriado para óleos vegetais e derivados; e estudo de novas composições de óleos vegetais para as indústrias do setor.